The Shadow Hunter

The Shadow Hunter
Keep it Simple

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Entre os Anjos e os Tolos, o Poeta.

        Se há indivíduos que são como Anjos no mundo, estes são os bons artistas. Eles disparam sua influência no ar, com pouco ou nenhum retorno. Não se dão conta do efeito que se desdobrará em cada pessoa de sua audiência. Eles tocam, mexem, comovem, iludem e entretêm, sem interferir nas individualidades diretamente por hipótese ou opinião, sem projetar nada sob a influência de seus desejos ou pressupostos. Eles apenas se entregam à mais pura expressão de sua arte autenticamente.
        Eu não me considero artista. Por vezes, recebi a honrosa alcunha de "poeta", dada por bons amigos com quem tive o privilégio de conviver. Afirmo inexoravelmente então que não sou, não posso ser, não me considero um desses também, consequentmente. Para mim, estes são os sujeitos mais puros da Arte por excelência, pois têm para usar como meio de expressão apenas o mais pobre dos recursos. "O Poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente" - nas palavras de Fernando Pessoa, esse sim, um deles.
        E sou apenas mais alguém que vive entre o "ser tolo" e o "fazer-se de tolo", compreendendo que a diferença entre ambos seja apenas um puro e legítimo "propósito". Só não cesso de me questionar por qual nome deveria ser chamado "um tolo com um propósito"...

Um comentário:

Anônimo disse...

"Stay Hungry. Stay foolish!"

("Permaneça faminto. Permaneça tolo." - Stewart Brand citado por Steave Jobs no famoso discurso para os formandos de Stanford de 2005.)