The Shadow Hunter

The Shadow Hunter
Keep it Simple

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Somos bebês em corpos de Titãs

Da diferença entre força e fraqueza:

É muito comum ouvir as pessoas falarem umas para as outras, "sejam fortes!", ou "você tem de ser forte", ou "fulano é um fraco", "o senhor é um fraco, pede pra sair!"... A questão é "o que sinifica ser "forte" ou "fraco"?

Bom, o "forte" dessas sugestões aí de cima parece ser sinônimo de "suportar algo que pesa". Extendendo para uma coisa mais emocional, talvez se possa alcançar um sentido de  "suportar o próprio pesar". O "fraco" por sua vez, seria aquele que "cede a pressão" ou, por antítese ao "forte", seria sinônimo de "não-capaz de suportar peso", "não-capaz de manter-se são quando sente pesar".

Suportar o próprio pesar... Interessante! Até quando? Eternamente!? Para que finalidade? Queixar-se de que a vida não se dedicou a lhe fazer feliz? Nem mesmo as estrelas suportam o próprio peso! Quando o calor delas acaba: bum! Supernova! Se a gente tenta suportar o peso do universo ou corre tão rápido quanto a luz, literalmente a gente explode. 

Força e fraqueza na natureza são apenas condições. As coisas se concentram, se expandem e se transformam, num ciclo infinito. Não é preciso ser um super-cientista para testar isso empiricamente. Do símbolo à conduta, quem escolhe ser "forte" e "duro" como uma pedra o tempo todo, apenas está se forçando a explodir. Acaba apenas alcançando o resultado de se encontrar no momento seguinte na condição de maior fraqueza possível. Os fluidos como água e ar são frágeis, mas não deixam de ser o que são, onde quer que estejam. Uma pedra, por outro lado, depois que explode passa a ser poeira. Depois disso vira terra, lama, planta, gente...

A gente não encontra problemas em ser forte ou fraco, mas em se fixar em uma dessas posições por escolha deliberada. Uma escolha "meio-besta", diga-se de passagem. Tentar ser forte o suficiente e fraco o suficiente, de acordo com a situação já é difícil tentando. Imagina se a gente nem sequer estiver procurando por isso? Pessoalmente acho que definir uma situação em que "força" é demandada, não há precisão em se dizer "hei de ser forte". Acredito que a palavra "tenaz" cabe muito melhor. Isso significa apenas dizer que eu sou capaz de ser o mais forte e duro o possível, sem perder a capacidade de retornar à minha forma original. Essa eu afirmo seguramente que é a melhor maneira de lidar com aquilo que é necessário suportar

A título de curiosidade, faço uma inferência por antítese. A melhor forma de se atacar, influenciar ou fazer ceder, sucumbir é sendo "brando". Dessa forma a água e o vento esculpem as pedras e formam areia e poeira. Dessa forma, o Caos, figura mais antiga da Mitologia Grega, é símbolo de "o quê preenche o próprio espaço entre o Éter e a Terra".

Há de ser brando como a água e tenaz como "liga de titânio elasto-plástica"!!! 

(Se queremos uma máxima boa, por que não usar a tecnologia a nosso favor, né?)

Da diferença entre Ajustar-se e pertencer

- Se eu tenho que ser eu mesmo, eu pertenço. Se eu tenho que ser como você quer, eu apenas me adequo. 

O senso de pertencimento é a expressão clara de eficácia da principal meta da existência humana: a conexão. Quanto mais alguém tenta se adquar nos moldes do que o outro idealiza, mais se reifica, mais se torna coisa, mais longe fica de se conectar. Por fim, acaba por estar suportando o peso da expectativa do outro sobre si quando este está emocionalmente dependente. 

As pessoas eventualmente colocam o peso delas sobre a gente. Sem problemas. A gente ajuda a levantar, conduz na dança, dá show no trapézio, escuta a necessidade dela de criticar, ou o que quer que seja, mas com um propósito claro e tempo máximo pré-determinado. Um ser humano presisa se sustentar sobre quem é, não sobre o outro. Se a gente sustenta o outro mais do que o necessário, ou sem finalidade definida, acaba rolando uma "simbiose". Por consequência, a necessidade emocional de "significado" fica plenamente desatendida e ambos passam a experimentar a sensação de ser um lixo, de inutilidade. Vive-se em pleno "desamparo aprendido". 

Esse papo de "ama ao próximo como a ti mesmo" é maneiro, mas só funciona quando você começa com "amar a si mesmo direito" antes, pois eu garanto que ninguém gostaria de ser amado do mesmo jeito que uma pessoa que se trata como um lixo faz. 

As vezes quem nos ama é duro com a gente, quando deveria ser brando. As vezes é brando quando deveria ser duro. Essa pessoa, quem ama, só está tentando se conectar com a gente. Como você é sagaz, já deve estar pensando: "mas eu não tenho de tentar ser brando quando a pessoa for dura e vice-versa, para assim a gente se encontrar?". Você chegou por si só aonde eu queria chegar. 

Este é o lugar onde os espíritos se mesclam. É o símbolo maior do céu, da vida, do infinito. É a criação à partir do conflito, a destruição criadora, uma folha seca numa caixa de vidro, a pedra filosofal. A pedra que supostamente "institui valor de ouro" a todo metal com que se funde - um pedaço do próprio espírito de que se abre mão para criar valor. A pedra de cuja poeira se tira o elixir da vida eterna. Do Latim: Vita - intervalo entre o início e fim de um ciclo; "Eterna", aeternus - que não muda com o tempo. "Vida eterna" não significa não morrer, pessoa tola, mas existir em contato com a mudança sem abrir mão de quem é. 

Obviamente não é fácil, mas não é impossível. Além disso, em se praticar, todo dia a gente fica melhor, melhor e melhor em tudo... As nossas necessidades de significado e de conexão formam um paradoxo, mas no fundo, elas são apenas opostos complementares, que dependem um do outro para existir. Nós dependemos uns dos outros para sermos quem somos, porém, é em ver as diferenças que temos entre nós, que a gente exercita isso de fato. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito, e que leva a uma reflexão, pelo menos para mim. Gostei muito, inclusive preciso refletir sobre esse assunto. Mas acho que em algumas partes é muita viagem, que eu nem consegui acompanhar tal experiência "lunática" rsrsrs. Sou muito objetiva, preciso de coisas concretas e não de dado subjetivos, rs. Mas gostei muito, fica aqui a minha opinião!

Pedro Körner disse...

Muito legal, vale a pena ler!

Danielle disse...

Adorei seu post.
Minha reflexão: força é a sabedoria de ter equilíbrio para saber a hora de suportar e a hora de se deixar sentir. Muitas vezes para suportar um dor é necessário sentí-la ao extremo para a partir daí nos reconstruírmos e deixál-la ir, resistir pode apenas sufocá-la e aumentar ainda mais seu poder de fazer sofrer.
Força não pode ser sinônimo de rigidez, assim como flexibilidade não é sinônimo de fraqueza. Saber recuar, desistir, dobrar-se é tão vital a sobrevivência quanto lutar, persistir, resistir. Pois necessitamos nos adaptar a determinadas situações tanto quanto precisamos lutar por mudanças e melhorias.
Nada na vida tem somente uma verdade, ainda bem que temos todas as possibilidades, basta escolher a que mais se adequa a cada situação, sentimento e ao seu momento de vida.
A dualidade está em todas as coisas.
Acho importante termos braços firmes para oferecer ajuda e humildade para saber ergue-los quando necessitamos de amparo.
Nem sempre quando dobramos os joelhos estamos pedidndo clemência, muitas vezes estamos agradecendo as vitórias alcançadas após árduas batalhas!